INFORMATIVO

SAIBA POR QUE SANTARÉM COMEMORA ANIVERSÁRIO EM 22 DE JUNHO

O município de Santarém, no oeste do Pará, completa neste dia 22 de junho 355 anos. Apesar da data, mesmo sendo considerada como ‘oficial’, existem hipóteses, teses ou fatos que têm causado debates entre estudiosos e escritores do assunto. De acordo com novos estudos, a ocupação da região do Tapajós pode ser milenar e os povos que aqui viviam antes da presença europeia constituíam possivelmente uma sociedade complexa. O fato é que, atualmente, se comemora a fundação de Santarém, a partir da consolidação da colonização portuguesa.
Para saber quais as histórias, visão do presente e quais as perspectivas para o futuro o G1 Santarém entrevistou o especialista em História da Amazônia, Padre Sidney Canto.
Decreto que estabeleceu 22 de junho como a data de fundação de Santarém (Foto: Divulgação/ Baú Mocorongo)
Até 1981, o aniversário de Santarém era comemorado no dia 24 de outubro. A data marca a elevação para a categoria de cidade, que aconteceu no ano de 1848. Os gestores municipais consideravam que era o melhor momento para os festejos e as manifestações desta natureza, uma vez que não se tinha a comprovação de quando realmente Santarém havia sido fundada. “Algumas pessoas não eram contentes com esta data, por que parecia que antes desta data não tinha uma história para contar e na verdade tem uma história muito mais antiga do que o 22 de junho de 1661”, explica o Padre Sidney Canto.
Alguns historiadores, como Paulo Rodrigues dos Santos e o maestro Wilson Fonseca, discordavam deste posicionamento. Eles achavam que o marco da fundação da cidade, o que os historiadores hoje chamam de marco ocupacional da colonização seria a chegada do Padre João Felipe Bettendorff, que veio fixar residência entre os índios Tapajós, como parte da missão dos jesuítas na Amazônia. Saiba mais sobre a história de Santarém na reportagem da Série Nossa Identidade, exibida pelo Jornal Tapajós 2ª edição
Foi por meio de uma pesquisa feita pelo maestro Wilson Fonseca, que houve uma busca por documentos junto aos jesuítas e a Biblioteca do Vaticano. A conclusão deste trabalho deu origem as novas manifestações sobre a fundação da cidade. “Sabia-se o ano da chegada do Padre Bettendorf, mas não se sabia a data. O maestro Wilson Fonseca foi então atrás de documentos que confirmaram a data de 22 de junho, quando ocorreu a instalação da missão dos jesuítas na região do Tapajós. A historiografia, digamos assim, ocidental registra que a partir do Padre João Felipe Bettendorf se construiu o que hoje é o núcleo urbano de Santarém, no padrão da colonização portuguesa”.
Após a comprovação da data em que Bettendorff teria chegado na região do Tapajós, a Câmara Municipal de Santarém aprovou a lei n 9270 de 2 de julho de 1981, sancionada pelo então prefeito municipal, Antônio Guerreiro Guimarães. O documento pode ser encontrado na obra ‘Meu Baú Mocorongo’, de Wilson Fonseca.
A partir de então ficou definido que as comemorações referentes ao aniversário da cidade seriam no 22 de junho, havendo um calendário de comemorações tanto na sede quanto no interior do Município, passando a ser um feriado municipal, como acontece atualmente.
blog.jornalpequeno.com.br
Novas perspectivas
Sobre a vida dos que habitavam Santarém antes da colonização europeia, a arqueologia, a antropologia e a própria história estão reescrevendo esta história por meio das descobertas de novos artefatos, documentos ou qualquer outro vestígio que possa trazer alguma comprovação. Estes povos não deixaram grandes construções, o que se tem de maior expressão é a cerâmica.

Antes da chegada dos portugueses a foz do rio Tapajós já era habitada pelos índios, conhecidos como Tapajós. A arqueologia e até mesmo a antropologia estão revelando novas perspectivas a respeito e possibilitando reescrever a história da ocupação que existia. “Desde a expedição de Pedro Teixeira até a vinda de Bettendorff há um período de 119 anos que estão registrados em muitos documentos que ainda não foram descobertos e que podem ajudar esclarecer muitas coisas sobre a ocupação da região por esses povos antes da missão religiosa que deu origem ao núcleo, digamos assim, urbano colonial de Santarém”, conclui Canto.
Fonte: G1Pa

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger