INFORMATIVO

PRINCESA DO SALGADO, O PARAÍSO DO ATLÂNTICO

Na região em que os rios e praias de água doce são atração turística, Salinas é a entrada da "Amazônia Atlântica", um mix de mangue com a beleza natural das praias oceânicas. Banhada pelas águas do Atlântico, Salinópolis, ou simplesmente Salinas, é um município do litoral paraense que possui praias de areia branca e fina que chamam a atenção por sua grandiosa extensão e paisagem paradisíaca. Distante 220 km de Belém, a cidade é um dos destinos mais procurados no verão. Diferente de outras praias, Salinas possui uma particularidade: os motoristas têm a comodidade de circular e estacionar o carro na praia, palco de diversão durante o dia e a noite.
O município de Salinópolis pertence à mesorregião Nordeste Paraense e à microrregião Salgado. É frequentada por quem procura belezas naturais e o conforto de uma localidade com infra-estrutura turística. A cidade tem várias atrações, como as praias desertas na Vila de Cuiarana, o Lago da Coca-Cola, a Orla do Maçarico, a fonte de água mineral de Caraná, igarapés e dunas de areia. Recentemente, o município vive a expectativa pela descoberta de petróleo no litoral. Com população aproximada de 40 mil habitantes, a cidade recebe mais de 280 mil veranistas durante o mês de julho.
skyscrapercity
"O turismo é muito forte no período no verão e do final do ano, mas a principal atividade durante o resto do ano é a pesca. Para turistas, tem pacotes vendidos por operadoras de turismo, mas a grande maioria dos veranistas que vão para salinas alugam um carro para chegar", explica o Secretário de Turismo de Salinas.
A Ilha do Atalaia é uma das mais conhecidas pelas suas praias. A praia de Atalaia é a mais movimentada de Salinas, conta com hotéis de primeira classe de frente para a praia, bares e restaurantes para todos os gostos. Dependendo da época do ano, as ondas do mar chegam a 2 metros de altura, sendo aproveitadas para o surf. A praia é o ponto de encontro dos visitantes.
pesquisa google
No local, os pessoas podem ainda se aventurar nas dunas de areia branca com vegetação típica do litoral e conhecer o lago da Coca-Cola, que se forma entre as dunas. O lago de água doce e escura é geralmente utilizado pelos visitantes para tirar o sal do mar e se refrescar depois de caminhar nas dunas sob o sol forte.
Vizinha ao Atalaia está o Farol Velho, onde os visitantes podem encontrar a mesma beleza da praia, só que com mais tranqüilidade. No local, ficam localizadas as mansões de veranistas que visitam com freqüência o município.
mapio.com
Nas praias do Atalaia e do Farol Velho, que juntas somam 20 quilômetros de extensão, os visitantes entram com os carros na areia. Cada um pode estacionar onde quiser, os próprios motoristas organizam o trânsito. A única preocupação é com a maré, que sobe muito rápido e ocupa toda a areia, obrigado os carros a deixarem a praia.
carloscoutopa.blogspot.com
Na praia do Maçarico não é permitida a entrada de carros. O lugar leva o nome por causa dos seus primeiros freqüentadores, os pássaros da espécie. É um dos pontos mais freqüentados durante a noite por causa da orla, que reserva um pouco da cultura regional, além de um complexo de bares e restaurantes. Na orla do Maçarico os visitantes encontram um calçadão ornamentado, utilizado pelos visitantes para a prática de esportes e caminhadas. Em julho, o local é palco para a realização de shows e atividades de verão.
A praia das Corvinas fica localizada no final da orla do Maçarico e leva o nome do peixe típico da região. Existe uma ponte que dá acesso à praia. Chegando lá, mais um espetáculo da natureza: o encontro das águas dos rios Urindeua e Maramuipy. Para a administradora Vera Arruda, a praia é a “antessala do paraíso”: “Sempre que estou em Salinas vou a praia da Corvina para correr de manhã cedo. Tem um clima gostoso, um silêncio, a gente respira ar puro. É uma das praias mais bonitas do Brasil, costumo dizer que é a ante-sala do paraíso”, afirma Vera.
Quem prefere um lugar mais isolado, a vila de pescadores de Cuiarana é o indicado. Lá os visitantes podem encontrar as praias do Cruzeiro e do Amor. A praia pouco movimentada chega a ficar deserta em algumas épocas do ano. Nas altas temporadas, barracas de vendas de frutos do mar e bebidas abrem para oferecer maior conforto aos visitantes. A paisagem encontrada em Cuiarana é exuberante.
Mais tranqüilidade ainda pode ser encontrada na praia Maria Baixinha, acessível através de barco a partir da vila de Cuiarana. No local podem ser vista vegetação virgem, mar aberto e sem ondas.

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger