INFORMATIVO

CIRANDA DO NORTE

A dança é de origem portuguesa, tendo uma forma complexa e outra simples. Dançada mais precisamente nas cidades amazonenses de Tefé e Maracapucu, em forma de cordão de pássaros, é rica em sua concepção, na qual nota-se uma variação de passos com diversificação rítmica. É dançada sempre em círculos.
Na vila de Alter-do-Chão no município de Santarém-Pará comemora-se  a louvação ao divino Espírito Santo, e tem na parte profana como ponto alto as festas realizadas no barracão, onde as principais danças da região são apresentadas como a Ciranda do Norte, que surgiu no início do Século e tem como características a mistura de vários ritmos, entre eles o xote, a valsa e outros, que fazem a dança em alguns momentos ser suave, e em outros bem acelerada, desafiando os casais a não perderem o compasso.

E apesar de ser uma dança de terreiro a Ciranda do Norte pode ser mostrada pelos casais calçados ou descalços, mas os cavalheiros deverão estar sempre com camisa de manga longa, abotoada até o pescoço, cinto e calça preta, as mulheres de vestido estampado, com laço no cabelo, onde dançavam ao som de banjo, flauta, curimbós, maracás, reco-recos e seguirão a marcação do compasso feito pelo pandeiro, violão e apito.
marcelo seixas

Postar um comentário

 
Copyright © Portal Paramazonia .
Share on Blogger Template Free Download. Powered byBlogger